quinta-feira, 21 de julho de 2016

Explorando o Jogo de Colorir da Turma da Mônica na Educação Infantil

Jogo Vamos Colorir da Turma da Mônica 

Este jogo on-line é muito adequado para a faixa etária de crianças não-alfabetizadas, pois é de fácil entendimento e atrai as crianças pelas cores e personagens da turma da Mônica. Possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e permite escolher facilmente a imagem que deseja pintar.

Fonte: http://www.monica.com.br/diversao/games/colorir/colorir2/welcome.htm 

O jogo não tem feedback imediato, porém a criança tem a opção de refazer a pintura caso tenha escolhido uma cor que não lhe agradou, destaco que a linguagem utilizada no jogo é compatível com a faixa etária de crianças não-alfabetizadas. As crianças mostram-see muito satisfeitas no que diz respeito à questão do design do jogo, pois suas cores e sons emitidos quando estão pintando uma imagem causou muita satisfação para as crianças.

Segundo Bruno Thadeu (2008) o uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção dos pequenos. Por esse fato, os pais devem aproveitar o “mundo colorido” como peça importante também na educação dos filhos.

Não podemos deixar de pensar que todos nós já passamos pela educação colorida, ou seja, nossos pais nos ensinaram muitas palavras através da assimilação das cores referindo-se a um objeto. As cores facilitam no processo de assimilação dos ensinamentos que tivemos por parte do meio em que vivemos.
 que se refere às questões desafiadoras para as crianças notou-se que o jogo não propõe nenhum tipo de desafio, porém as crianças desenvolvem a motricidade e aprendem a ter noção de espaço dentro de um determinado lugar, pois se clicarem um pouco fora do lugar que desejam pintar, acaba pintando no lugar que não queriam pintar.

Observou-se também que o jogo de colorir, proporciona na criança a capacidade de aprender e diferenciar as cores. Um fato muito apontado no comportamento da criança refere-se às instruções utilizadas no jogo. O jogo possui instruções na forma escrita e visual, mas a criança consegue se guiar perfeitamente apenas utilizando a instrução visual. O jogo para colorir não possui tempo estimado para acabar, ou seja, a criança pode ficar colorindo o tempo que desejar. O que gera muita tranqüilidade, e interação entre elas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário